quarta-feira, 15 de novembro de 2017

HOMENAGEM

Neste dia 16 faria aniversário a minha querida amiga Ana Zélia da Silva. Autora do livro de poemas MULHER! CONQUISTA FÁCIL!..., ela soube traduzir em poemas as mazelas que nos circundam, que nos rodeiam. Mulher de uma verve impressionante! Autora de: Ah! Se eu tivesse tido chance! ( uma obra-prima!), Mulher! É o bicho!... O que sou, Vício, A mensagem da vela... entre outros formidáveis poemas.

O QUE SOU.

Orgulhosamente. MULHER.
Vaidosamente. CABOCLA.
Psicologicamente: REBELDE, ORGULHOSA,
VAIDOSA, MULHER.

Tenho dois nomes de mulher.
Ao nascer na certidão recebi um número, passei a ser numeral.
O fantasma me persegue em tudo.

Na escola desde a matrícula, a chamada na classe é em número,
perde-se a identidade pessoal.
CI, CPF, Conta bancária, funcional...
Os números me perseguem. Sou humana, mortal.

Há professores que ousam trocar o nome de
cada aluno por números.
Número um, dois, três...

Com a morte, receberei três números.
Um no atestado de óbito,
outro no RG do cemitério e um número último,
o da sepultura.

É a vida.

Ana Zélia
In: Mulher! Conquista fácil!...
P. 31 

Nenhum comentário:

Postar um comentário